O Projeto

Andar pelas ruas de São Paulo é uma experiência multissensorial, onde somos constantemente impactados por diversas formas de expressão artística. Porém, a maior parte da população desconhece os artistas por trás das obras, deixando nomes importantes da cena local, no anonimato. Para estreitar o contato entre artista e público, surge o projeto #StreetArtSP.

#StreetArtSP é uma iniciativa independente, que tem o objetivo de identificar e mapear obras de artistas locais através de ações colaborativas. A ideia é reunir em um só lugar as intervenções registradas principalmente por amantes da Street Art, que fotografam com seus celulares, câmeras e outros gadgets, as obras encontradas em São Paulo, e compartilham via Instagram. Ao reuni-las, daremos mais visibilidade a essas divulgações, além de identificar os artistas e oferecer ao público a localização da obra, onde poderá vê-la pessoalmente.

E como a arte de rua é sobre transformação, enquanto uma peça se apaga, outras intervenções surgem das mãos de novos artistas, oferecendo registros constantes dessas mudanças e atraindo novos olhares para locais comuns que são, muitas vezes, ignorados no contexto urbano.

O MOVIMENTO

O movimento #StreetArtSP pretende reunir esses registros da Street Art de São Paulo, catalogando diariamente a movimentação da expressão artística que surge nas ruas. Obras, artistas e locais são disponibilizados e atualizados à medida que as ruas se transformam, permitindo que admiradores conheçam a riqueza das formas e cores que dialogam com as questões socioculturais da cidade.

A princípio, o projeto é exclusivamente para as obras de São Paulo e Rio de Janeiro, mas, no futuro, o movimento acontecerá em outras cidades, reforçando seu caráter colaborativo. A ideia é impulsionar novos nomes e apresentar ao público obras e artistas que já fazem parte da cultura de arte de rua, expandindo os horizontes da criação urbana e levando a todas as pessoas, a notoriedade da produção artística de rua e das intervenções no espaço público.

 

Scroll To Top